Retroceder

Nebulizadores e inaladores - quais as diferenças?

Atualização: Dezembro de 2018

Existe uma gama variada de diferentes nebulizadores e inaladores no mercado, o que significa que, por vezes, é difícil para quem precisa de os distinguir bem.

Segue-se um guia resumido para ajudar a classificar melhor estes dispositivos de inalação.

Os inaladores e nebulizadores são usados para dois tipos de inalação diferentes.

Os inaladores são usados para inalação seca. Com este tipo de inalação, o ingrediente ativo é inalado numa mistura de pó/ar.

A vantagem deste tipo de inalação é que a dose administrada é sempre determinada de forma muito rigorosa.

A desvantagem dos inaladores é que é preciso coordenar a inalação com precisão quando as nuvens são libertadas, de forma a assegurar a correta aplicação. É por este motivo que os inaladores são menos adequados para bebés e crianças pequenas.

A inalação seca é maioritariamente usada no tratamento da asma, para a administração de ingredientes ativos broncodilatadores e anti-inflamatórios.

Os medicamentos para alívio de emergência da asma e para outras doenças crónicas do trato respiratório inferior, muitas vezes usados durante um ataque de asma, também vêm em inaladores.

Os nebulizadores são usados para nebulização húmida. O aerossol inalável pode ser produzido através de uma variedade de técnicas.

Dependendo da tecnologia, é feita uma distinção entre nebulizadores por ultrassons, ar comprimido (ou compressores) ou de rede. O ingrediente ativo é inalado em gotas minúsculas. O tamanho das gotas pode ser determinado com precisão, de forma a atingir idealmente o trato respiratório superior, médio ou inferior.

Por conseguinte, os nebulizadores são adequados para uma grande variedade de doenças do trato respiratório.

É vantajoso que os nebulizadores não requeiram qualquer técnica de respiração especial, pois também podem ser inalados com uma máscara. É por este motivo que os nebulizadores são particularmente adequados para crianças pequenas e bebés.

A desvantagem é que se trata de um método que precisa de muito mais tempo para administrar a mesma quantidade de ingrediente ativo.


Referências:

Almond, S. How do children with asthma inhale properly? Consultado em https://www.kinder-asthma.com/wie-inhalieren-kinder-mit-asthma-richtig/

Richtig Inhalieren (2018). Types of inhalers with explanation of how it works. Consultado em https://www.richtig-inhalieren.de/ratgeber-inhalieren/arten-von-inhalatoren-mit-erklaerung-funktionsweise/