Retroceder

Tipos de nebulizador: nebulizadores de pulverizador, rede e ultrassons

Atualização: Dezembro de 2018

Foi-lhe recomendado o uso de um nebulizador para alívio dos seus sintomas respiratórios? Os dispositivos de inalação, muitas vezes denominados nebulizadores, estão disponíveis em diferentes designs técnicos.

Em termos mecânicos, misturam gotas do ingrediente ativo do medicamento com o ar. A fina neblina resultante no nebulizador pode ser inalada através de um bocal, uma máscara ou um adaptador nasal. A maior vantagem é que não há necessidade de uma coordenação especial entre a operação do nebulizador e a técnica de respiração. É por este motivo que os nebulizadores são especialmente recomendados para crianças e idosos.

Nebulizadores de pulverizador, rede e ultrassons

Os nebulizadores podem ser divididos em três tipos, de acordo com o respetivo princípio funcional: Nebulizadores de pulverizador (compressor), membrana e ultrassons.

O nebulizador de pulverizador funciona por intermédio de um compressor e gera ar comprimido. O ar circula através da solução de medicamento e atomiza esta em gotas minúsculas.

Os nebulizadores por ultrassons usam um vibrador piezoelétrico que gera vibrações de alta frequência (2 a 3 milhões/segundo). As vibrações são transferidas através do depósito de água para o medicamento (a água serve de agente de arrefecimento). As fortes vibrações geram uma coluna de medicamento líquido, sendo produzidas pequenas partículas.

Os nebulizadores de rede são compostos por uma fina membrana que contém furos microscópicos. Um elemento de vibração empurra o medicamento através dos furos finos da membrana. Esta ação gera um aerossol de pequenas gotas. Estes nebulizadores são também muito silenciosos e leves, o que os torna ideais para uso em viagens e para crianças.

Como inalar corretamente usando um nebulizador

Um guia passo a passo de como usar o nebulizador:

  1. Lave as mãos.
  2. Certifique-se de que o nebulizador foi bem limpo depois da última utilização.
  3. Ligue o tubo ao dispositivo (não aplicável no caso de um nebulizador de rede).
  4. Encha o reservatório com o medicamento prescrito.
  5. Ligue a tubagem e o bocal ao reservatório de medicamento.
  6. Insira o bocal na boca. Segure firmemente no bocal com os lábios bem fechados em volta dele, de forma a que o ingrediente ativo possa chegar na totalidade aos pulmões.
  7. Ligue o nebulizador.
  8. Respire através do bocal até que todo o medicamento tenha sido administrado. A operação demora 10 a 15 minutos. Se necessário, pode utilizar a mola para o nariz para assegurar que só respira pela boca.
  9. Nas crianças pequenas, pode ser usada uma máscara em vez do bocal. É preciso assegurar que a máscara fica muito bem colocada, pois, caso contrário, pode perder-se muito do medicamento e a inalação não é eficaz.
  10. Desligue o nebulizador.
  11. Limpe o reservatório de medicamento e o bocal/a máscara de acordo com as instruções de limpeza e desinfeção do manual fornecido com o produto.

Referências:

Almond, S. How do children with asthma inhale properly? Consultado em https://www.kinder-asthma.com/wie-inhalieren-kinder-mit-asthma-richtig/

Richtig Inhalieren (2018). Types of inhalers with explanation of how it works. Consultado em https://www.richtig-inhalieren.de/ratgeber-inhalieren/arten-von-inhalatoren-mit-erklaerung-funktionsweise