Retroceder

Dores nas articulações: sintomas, causas e tratamento

Atualização: Dezembro de 2018

O corpo humano tem cerca de 400 articulações. Todas elas permitem mobilidade e flexibilidade, mas são também potenciais fontes de dores. As dores nas articulações, fruto principalmente (mas não exclusivamente) da idade, são um dos mais frequentes problemas de saúde. As articulações, que interligam as várias partes do corpo, são também mecanismos complexos, compostos por múltiplos elementos, incluindo cartilagens, ligamentos, membranas, fluidos e tecidos. As dores nas articulações têm, por isso, diversas causas.

Tipos de dores nas articulações

As dores nas articulações podem ser divididas em três categorias:

Artrite inflamatória: dor causada por inflamação ou infeção (é muitas vezes o caso quando uma articulação está vermelha e inchada, e a dor aumenta durante a noite)

Osteoartrite: dor com causa mecânica, resultante do desgaste da cartilagem da articulação (é muitas vezes o caso quando a articulação está rígida ao acordar e a dor diminui à medida que a articulação se começa a mexer)

As dores nas articulações podem também ser causadas por um acidente ou lesão, ocorrendo após impacto ou queda, por exemplo.

Sintomas de dores nas articulações

As dores nas articulações podem manifestar-se de várias formas. Podem começar sem razão aparente ou durante um movimento específico, podem aparecer gradual ou repentinamente, podem diminuir ou persistir em repouso, e podem durar por um período de tempo curto ou longo. Podem também estar acompanhadas de diferentes sintomas, que podem ser mais ou menos debilitantes:

  • Rigidez da articulação, muitas vezes após um período de inatividade ou de manhã
  • Inchaço
  • Rubor
  • Uma sensação de aquecimento da articulação
  • Diminuição da flexibilidade
  • Perda da mobilidade

Causas de dores nas articulações

As dores nas articulações podem ter diversas causas:

Causa traumática: quando a dor surge após acidente, queda ou um impacto na articulação. Entre os exemplos contam-se estiramentos, deslocações ou esticões.

Causa inflamatória: quando a dor provém de uma parte inflamada da articulação. Quando toda a articulação está afetada, denomina-se artrite inflamatória, e quando a inflamação afeta os tendões, denomina-se tendinite.

Causa mecânica: quando a dor é o resultado de uma deformação ou do desgaste relacionado com a idade, como a osteoartrite. A osteoartrite, que normalmente começa após os 50 anos de idade, e afeta em particular ombros, cotovelos, pulsos, mãos, ancas, joelhos e pés, é também uma das causas mais comuns das dores nas articulações.

Causa infecciosa: quando a dor está associada a um vírus (por exemplo, gripe ou chikungunya).

Depósitos de cristais: quando a dor é causada pelo depósito de cristais de urato de sódio nas articulações, como no caso da gota.

Em todos os casos, se a dor for acompanhada por inchaço ou rubor, se piorar e persistir, em especial se der febre, deve consultar um médico com urgência.

Tratamento e alívio das dores nas articulações

Se as dores nas articulações não forem fortes, repouso e analgésicos costumam bastar para parar a dor. Nas lesões pouco graves, recomendamos a aplicação de gelo, repouso, elevação e compressão do membro afetado com uma ligadura. Se a dor for causada por inflamação ou osteoartrite, recomendamos a aplicação de calor (pois melhora a circulação sanguínea, aliviando assim a articulação), para além de repouso da articulação. Nas dores nas articulações causadas por uma condição mais grave, o médico receitará analgésicos para além do tratamento para a condição subjacente.

Nas articulações dolorosas, podem também ser receitados alguns exercícios específicos para fortalecimento muscular, com o objetivo de evitar piorar a situação. Os exercícios dentro de água são especialmente bons para as dores nas articulações, pois estas não têm de suportar o peso do corpo dentro da água.

Existem também outras soluções para reduzir as dores musculares sem recurso a medicamentos. É aqui que entra a gama de dispositivos para o alívio da dor da OMRON - para o(a) ajudar a aliviar as dores nos músculos e articulações através do uso da tecnologia de neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS - Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation). O HeatTens até combina calor calmante com a tecnologia TENS para obtenção de resultados ideais.


Referências:

PasseportSanté. Joint pain: what it means. Consultado em www.passeportsante.net/fr/Actualites/Dossiers/DossierComplexe.aspx?doc=douleurs-articulations-mal-aux-articulations-oui-mais-comment-