Retroceder

Neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) vs Estimulação elétrica dos músculos (EMS)

Atualização: Dezembro de 2018

Estas duas técnicas aliviam a dor com recurso à corrente elétrica. Contudo, há algumas diferenças entre elas que deve compreender para escolher o tratamento mais adequado.

O que é a neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS - Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation)?

A neuroestimulação é uma técnica que procura aliviar a dor com recurso à corrente elétrica. A neuroestimulação elétrica transcutânea ou TENS implica enviar pequenos impulsos elétricos de baixa tensão a um nervo específico através de elétrodos colocados na pele, com o intuito de modificar a forma como os neurónios enviam sinais e impedir que os sinais da dor cheguem ao cérebro.

O que é a estimulação elétrica dos músculos (EMS - Electrical Muscle Stimulation)?

A estimulação elétrica é uma técnica que procura estimular os músculos com recurso à corrente elétrica para obtenção de um resultado específico. A estimulação elétrica dos músculos ou EMS implica enviar pequenos impulsos elétricos de baixa tensão a um músculo através de elétrodos colocados na pele, com o intuito de fazer contrair o músculo. Esta contração muscular pode ter dois fins muito diferentes: em primeiro lugar, aliviar a inflamação; em segundo lugar, fortalecer o músculo sem envolver o sistema nervoso, o que evita dor e fadiga.

Como funcionam as máquinas de EMS e TENS

Uma máquina de TENS, também denominada unidade TENS ou estimulador nervoso, consiste num gerador de impulsos elétricos ligado a elétrodos colocados na pele. Funciona fornecendo pequenos impulsos elétricos para estimulação dos mecanismos que causam a dor. As máquinas de TENS funcionam de três formas diferentes:

  • Bloqueiam a transmissão dos sinais da dor ao cérebro.
  • Estimulam a produção de endorfinas (que são analgésicos naturais).
  • Melhoram a circulação sanguínea.

Uma máquina de EMS funciona mais ou menos da mesma maneira. Também é composta por um gerador de impulsos elétricos ligado a elétrodos colocados na pele em torno do músculo a tratar. Também funciona enviando pequenos impulsos elétricos, mas que neste caso são dirigidos diretamente ao músculo, fazendo com que este se contraia. O músculo contrai-se e relaxa-se repetidamente, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que serve para:

  • Relaxar o músculo
  • Minimizar qualquer inflamação
  • Evitar a atrofia muscular
  • Acelerar o processo de cura do músculo
  • Estimular o crescimento muscular

Máquinas de EMS ou TENS: quais escolher?

As máquinas de TENS são usadas para aliviar as dores nos nervos, músculos ou articulações, que são muitas vezes crónicas e assumem várias formas, entre as quais: artrite inflamatória, dores de costas, dores de pés, contrações durante o parto ou dores pós-operatórias. As enxaquecas podem ser aliviadas com recurso a máquinas TENS especializadas.

As máquinas de EMS, por seu lado, são usadas para relaxar ou fortalecer os músculos, por exemplo em casos de espasmos musculares, má circulação sanguínea (em particular, nas costas e na nuca), atrofia muscular após doença ou como parte de um programa de reabilitação após lesão. Por conseguinte, são mais recomendadas para o alívio das dores musculares. Por vezes, os atletas usam as EMS para recuperarem mais rapidamente de uma lesão, pois a estimulação elétrica dos músculos vai permitir-lhes reconstruir o músculo sem impor demasiado esforço e exercitar os músculos que podem não usar muito.

A principal diferença

As máquinas de neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) estimulam exclusivamente os nervos para o alívio da dor, ao passo que as máquinas de estimulação elétrica dos músculos (EMS) se destinam a estimular os músculos para fins de fortalecimento e reabilitação.

Por conseguinte, se procura o alívio de dores de raiz neurológica, recomendamos uma máquina de neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) que combina TENS com calor, como por exemplo a OMRON HeatTens. De igual modo, se pretende fazer a reabilitação após uma dor muscular ou fortalecer os músculos como parte de um programa de treino, por exemplo, aconselhamos a escolha de uma máquina de estimulação elétrica dos músculos (EMS).


Referências:

StressNoMore (2012). TENS vs EMS - Which is right for you? Consultado em www.stressnomore.co.uk/blog/tens-vs-ems-which-is-right-for-you

Perterson, A. (2016). What the difference between TENS and EMS? Consultado em www.tensunits.com/blog/2016/08/16/whats-difference-tens-ems/

American Medical Society for Sports Medicine (2017). TENS vs EMS. Consultado em beginnertriathlete.com/cms/article-detail.asp?articleid=2835

Horde, P. Transcutaneous electrical nerve stimulation - indications and benefits. Consultado em sante-medecine.journaldesfemmes.fr/faq/67891-neurostimulation-electrique-transcutanee-indications-et-bienfaits#q=neurostimulation+%C3%A9lectrique+transcutan%C3%A9e&cur=1&url=%2F